Dedicatorias


Mensagem do Pai, Dilailson.
A Morte do Guerreiro

Meu filho Said,

                Sofri para concluir essa singela dedicação à sua memória, da qual pretendo ser um fiel recordador. Minha mente, embotada pelo sofrimento, dificulta imensamente a tarefa de trazer à tona a lembrança dos momentos bons que vivemos, substituindo-os, insistentemente, por recordações acusatórias deste pai omisso. Principalmente, pela incompreensão dos teus sonhos, que irracionalmente tentei moldá-los para que coubessem na pequenez dos meus. Só agora,  compreendi a tua necessidade de viver intensamente.
                Said Rogers, você para mim foi único! A lacuna ficará para sempre. Doravante, ao contemplar uma estrela é a ti que estarei contemplando. Tua saudade será eterna porque carregarei pelos dias que me restarem. Tantas palavras não ditas, abraços não dados, sorrisos não vistos...! Descobri ser mútuo o cuidado que tínhamos de proteger um ao o outro dos nos problemas, embora tivéssemos a certeza de que seríamos amparados.
                Como disse teu irmão Sávio, fiel companheiro que diariamente te levava uma palavra de conforto: “você teve a oportunidade de saber, de ouvir e sentir o quanto era amado por todos nós”. Naqueles 65 dias aziagos, chorei, briguei e agi, pela tua vida. Porém, impotente e frustrado pelas limitações, que não me permitiam atender as súplicas dos teus olhos pedindo uma oportunidade para continuar vivendo, confesso que fraquejei. Foi tão grande o sofrimento dos últimos dias da tua existência, que eu não tinha mais coragem de olhar nos teus olhos. Sofremos a tua perda, mas a angustia do martírio não podia continuar.
                O guerreiro tombou às 23h10min minutos, do dia 24 de maio de 2011. Não se rendeu. Lutou pela vida até o esgotamento das suas forças, quando, finalmente, foi vencido pela bactéria, num processo catártico, digno dos versos do poeta paraibano, Augusto dos Anjos. Mas a tua vida não foi em vão. Além das realizações profissionais e do exemplo de bondade para com o semelhante, deixou-nos dois lindos filhos, meus netos: Juan Pedro e Júlia; nosso consolo, a mitigação dessa dor. Será nossa a responsabilidade de educá-los e guiá-los pelo caminho do bem. Serão deles, portadores dos teus genes, a missão de perpetuá-lo.
                Aquelas palavras: “cadê meu pai; quero meu pai”.  Teu imenso esforço para conseguir me abraçar, logo que saiu do coma, ficarão eternizados na minha memória.
               Adeus meu querido filho, Said Rogers Gomes Martins! Adeus meu amigo! Em mim tu viverás para sempre!

               Que Deus o acolha.
--------------------------
Mensagem da Mãe, Núbia Gomes
Said, meu filho!
Deus te abençoe!
            Esta é a carta mais difícil que já escrevi em toda a minha trajetória de escritora. Não sei se do outro lado da montanha da vida, você poderá ler esta mensagem. Não sei se você ouve o meu grito de amor, o clamor de saudades... Só sei que hoje, quando atravesso o corredor escuro, não tenho medo, queria te encontrar e receber o teu abraço.
            Meus olhos estão nadando contra a correnteza da dor. Nem sabia que o mundo era tão grande sem você. Sabe aquela rocha que você conhecia? Hoje está no meio do lago de lágrimas... Sabe aquele verde de esperança na sua cura? Transformou-se em lodo de saudades...
              Queria voltar a falar de  flores, de consolo, de alegria, de força... Mas como? Até as criancinhas da nossa igreja choram por você... É que nós pedimos tanto a Deus pela sua volta... E você não voltou... Tive então que falar para elas que você tinha sido transferido de jardim para não murchar nesta terra seca... Algumas apontaram para o céu. Expliquei  para elas que o novo jardim era lindo e distante, cheio de mistérios... Algumas compreenderam a mensagem. Mas, meu filho, eu mesma não compreendi por que esse jardim é tão longe... Não sei o que falar para tua filhinha Júlia, quando, a cada barulho de carro, ela diz: É o papai! Não sei o que falar para teu filho Juan Pedro quando vejo seus olhinhos (cópia dos teus ) fixando o infinito com tristeza. Você levou uma parte de cada um de nós...   Mas deixou seu ser por completo na nossa memória... Lembro de você, meu primeiro bebê, sendo erguido pelo médico, ó que grande mistério de alegria! Um pequeno grande ser que se apresentava ao mundo! Escolhi o teu nome Said Rogers que significa (feliz guerreiro) .  Ao mesmo tempo, lembro do teu recente martírio diante dos médicos, ó que grande tristeza! Você morria a cada dia e não percebíamos porque você cumpria seu papel de feliz guerreiro aos nossos olhos! Como você lutou, meu filho! Quatro dias antes da sua morte, você se despediu de mim com seu último piscar de olhos. Era nossa forma de comunicação e eu disse para você que o piscar dos seus olhos era mais importante que o das estrelas. E hoje quando olho para o céu e vejo o cruzeiro do sul, imagino   que aquelas estrelas nos representam. Porém, aqui na terra, seus  irmãos e eu percebemos a sua falta, uma luz se apagou e está difícil caminhar. Seu pai também não te esqueceu. Sabe que ele foi um pai herói no dia do teu sepultamento. Encontrou até forças para te homenagear...  Quanto a mim, a “mulher forte” , a escritora, a “guerreira”  estava mais frágil que as flores diante de um furacão...
   Meu filho, quando você nasceu...  Eu tinha muito ciúmes de você. Nem deixava você pisar no chão descalço. Desculpe-me! Lembro quando, aos dois anos, nós dois brincávamos e você levou um grande corte no pé... Eu me senti tão culpada! Tempos depois, levei um grande corte na mão, necessitando de vários pontos e você me deu a maior força dizendo que os pontos não iriam doer como, de fato, não doeram. Mas você esqueceu de me falar quantas dores eu iria sentir quando você partisse. Você não me disse que os pontos na alma são, extremamente, doloridos. Hoje eu peço a Deus que me ajude porque sozinha não conseguirei. Eu era a mimada de Deus. Tudo o que eu pedia, Ele me atendia sem demora. Por isso, não compreendi porque Ele te transferiu tão breve...E para tão longe...
             Durante os 65 dias de seu sofrimento todos os dias, esperamos um milagre... Acho que o milagre acontecia diariamente.  Você morria e ressuscitava todos os dias porque Deus queria prolongar a nossa Despedida. Nem os médicos compreendiam a sua resistência. Chorei muito na última visita que te fiz, mas confesso que ainda esperava te ver novamente... Naquela noite, eu entreguei a minha vida no lugar da tua, mas eu não percebi, claramente, os sinais de que você já estava morrendo. Senti falta de ar naquela noite e pensava que Deus estava aceitando a minha vida, porém, era um outro sinal: uma parte especial do meu ser estava sendo retirada.
            Recordo quando você acordava a noite. Sentia-me muito alegre. Era como um sonho bom... E hoje, em sonhos continuo te visitando naquele leito de dor. Ao acordar, lembro que você morreu, então sinto um grande aperto no coração, uma dor inexplicável, não há palavras! 
            Após sua partida, andei fazendo tantas perguntas a Deus: Por que não aceitou a minha vida? Por que escreveu uma história com um final tão triste? Por que não aceitou as minhas sugestões para mudança de roteiro? Por que me fez promessas de que o amparo seria estendido aos meus filhos e que sereno seria o seu modo de viver?  Por que  levou meu filho e não a mim? Eu não entendi nada!!!  Não estou entendendo nada! Mas, mesmo sem entendimento, ainda hoje, quero ressaltar: Não compreendo bem os teus desígnios, mas eu o amo, Meu Deus, acima de tudo!
            Durante este tempo, meu filho, eu dizia: Said, glorifica! Glorifica! “O que Deus preparou é bem melhor, o que Deus preparou é bem maior, Deus é contigo! Glória! Glória! Glória! Glória! Glória! DEUS É CONTIGO! ”  Hoje, apesar da minha grande dor, eu digo: Continue glorificando, Deus é digno de todo o Louvor!
             Cada um de nós expressou o amor de forma diferente nesses dias. Teu irmão Sávio Al- Samir (cujo significado é amigo encantador) estagiou como teu psicólogo. Samuel e Saulo, grandes programadores de sistemas, se mostravam fortes, mas não conseguiam interferir nos próprios sistemas emocionais, choravam ocultamente.  Teu pai Dilailson abandonou seu cenário empresarial e já nem dormia à noite. Tua esposa Sarah acampou naquele hospital e chorava dia e noite. Às vezes, eles não encontravam forças para entrarem na UTI  e te visitarem porque o teu sofrimento aumentava a dor que sentiam. O tempo foi muito difícil para todos.
            Hoje não está diferente. Cada um lamenta a seu modo! Uns choram secretamente. Eu não sei chorar em segredo. Não sei quanto tempo chorarei a tua perda. Não sei qual será a estação em que voltarei a falar de felicidade. Não sei se orvalho de lágrimas prejudica as flores.Talvez até o dia  que Deus marque o nosso REENCONTRO no Reino dos Céus.
            “O nosso Deus é Guia até na morte!” Eu pedi um milagre e Deus fez um milagre diário, oportunidade de te dizer: eu te amo!
            Eu pedi a tua cura e teu espírito foi purificado. Eu pedi a tua salvação e Deus é teu Salvador. Deus tinha uma missão superior para tua vida! Que Deus seja louvado!


Mensagem da Esposa, Sarah.
“Meu  esposo, você não sabe como estar sendo difícil escrever uma mensagem pra você, pois sempre que eu a escrevia, você já ia  correndo ler e me dizia TE AMO” -  hoje,  sei que não ouvirei essa  frase.
Said Rogers,  tenho uma lembrança muito especial de quando você, dizia: “se Algum dia você tiver de escolher entre mim e o mundo, não escolha o mundo... escolha a mim. Pois escolhendo a mim, te darei o mundo”  Você não tinha idéia  da minha  fé e esperança, por vezes certeza, até o momento derradeiro,  da sua recuperação. Eram momentos de ligeira alegria. A esperança foi se esvaindo, quando na última visita, falava  no seu ouvido, e quando eu mudava de posição, você tentava me seguir com os olhos.Compreendi que poderia ser sua ultima vez querendo me ver. Dois dias depois, Deus te aliviou daquele sofrimento. Para mim,  não foi uma separação. Espero, em Cristo, reencontrá-lo na grande festa de Deus. Você foi o melhor marido, o melhor pai, o melhor presente, e o melhor brinquedo que o Altíssimo deu para os nossos filhos. Foi o Anjo bom que passou nas nossas vidas.
" Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós. "Antoine de Saint-Exupéry”

Eternas saudades,

Da sua esposa Sarah e seus filhos, Juan Pedro e Júlia.


Mensagem do Irmão, Sávio.
Meu irmão,
Hoje teu silêncio vem tão diferente, tão amargo, difícil de acreditar que o guerreiro foi abatido...
Hoje a tua presença discreta se transformou num vazio tremendo em nossas vidas.
 Gostaria de ter dito, antes de tudo isto acontecer quanto você é especial e amado... Mas sei que, por uma graça de Deus, você teve a oportunidade de sentir isto...
 Eu te prometi uma grande festa quando você voltasse, infelizmente, não deu...
 Hoje encontro consolo nos olhos do Juan e no sorriso da Júlia, teus filhos. Espero que eles possam lembrar em mim  o grande pai que você era e gostaria de continuar sendo. Mais um pouco e nós todos estaremos juntos na grande Festa do Nosso Deus, pois, Feliz o homem que não provou a segunda morte.
 Eternamente Said Rogers, eternamente Feliz Guerreiro.
Sávio Al-Samir em nome dos irmãos Saulo, Samuel e Júlia 

----------------
Mensagem da Professora, Ivanete Gomes
Obrigada.
Linda lição
Ainda triste e chocada com a perda de SAID gostaria de externar aqui a minha visão particular, mas de uma pessoa que conviveu com SAID, diretamente, durante 1 ano, como professora.
SAID era de poucas palavras, falava macio e olhava cativo. Tinha um andar lento, de quem sabe para onde ia e que segue seus instintos maiores. Não fazia polêmicas. Não fazia comentários  maldosos. Tinha a natureza serena e assim sempre se apresentou a minha pessoa.
SAID era homem de caráter, quando achava seus direitos extraídos ou diluídos, procurava resolver na calma e com palavras de abaixo tom. Sua voz, na minha frente, nunca se alterou.
Tinha um sorriso tímido, cauteloso e um silêncio que traduzia verdades e sinceras convicções.
Said sabia expressar-se na hora certa, num tom calmo, mas não passivo, pedia, de forma tão cativante que era impossível dizer não.

Sua ida será sentida por todos que fizeram parte daquele mundo calmo que ele criou ao seu redor. Ainda lembro dele passando, devagar como sempre  - nos corredores da faculdade e sorrir para mim, sempre sorria quando me via. Ás vezes um aceno de longe, mas o afeto registrado  no olhar.
Obrigada Said pelos momentos de convencia. Com você aprendi, ainda mais, a leveza da verdade e da calma. A capacidade de esperar e a ternura da humildade.
Grata.
Lamento você ter ido tão cedo, não tive tempo de dizer isto tudo a você, mas fica registrada aqui, o meu velho e triste desejo que se tornou tardio.

Aos pais, familiares, meus pêsames. Aos amigos, um abraço afetuoso...
Abraços em teu coração
Descanse em PAZ!
Professora Ivanete Gomes

 ======================================================================================

·         Said, meu filho, mantive sempre a esperança de que você iria sobreviver, mesmo quando estavas em coma. Minha fé aumentava quando você reagia e dava sinais de melhora – guardei as notícias abaixo para repassá-las. Mas, infelizmente, não deu!
·         
·          
·         11.05.2011 CEARÁ EMPARA COM FLAMENGO EM 2 X 2 E É CLASSSIFICADO;
·         02.05.2011 - Morte de Osama Bin Laden;
·         29.04.2011 – Casamento real, do príncipe William Kate Middleton
·         07.04.2011 - Tragédia em Escola de Realengo – RJ (homem mata 11 crianças e comete suicídio;
·         19.03.2011 - Obama Visita o Brasil
·          24.05.2011 – Nota falecimento do Said  http://www.sindprfce.com.br/noticias.php?ident=2086


5 comentários:

  1. Comento o e-mail da Professora do Said (Ivanete Gomes):Mensagem original


    Assunto: Agredecimento
    Enviada: 19/06/2011 23:35

    Professora Ivanete Gomes,
    Sou o pai do Said Rogeres, e tive a grata satisfação de receber um caderno enviado pelo amigo Paulo Escher, onde consta um texto com as suas impressões sobre o meu filho. Sei que nesses momentos ficamos sensíveis. Como disse o poeta Carlos Drumont, “... as coisas findas, muito mais que lindas estas ficarão”. Mas, confirmo, com satisfação, que o Said era visto assim pelos seus pais e irmãos. Ele, graças a Deus, teve oportunidades de saber o quanto era amado. Nenhum de nós, entretanto, foi capaz de defini-lo com tanto precisão num texto conciso. Seu e-mail, se permite-me, passará a fazer parte da memória do Said, para ser lido por seus filhos, Juan Pedro e Júlia. A mim, trouxe conforto; a eles trará orgulho.
    Muito obrigado,
    Dilailson

    ResponderExcluir
  2. • Said, meu filho, sempre tive esperança de que você iria sobreviver, mesmo quando ainda estavas em coma. Minha fé aumentava a proporção que você reagia e dava sinais de melhora. Guardei as notícias abaixo para repassá-las. ..Infelizmente, não deu!

    • 19.03.2011 - Obama Visita o Brasil
    • 07.04.2011 - Tragédia em Escola de Realengo – RJ (homem mata 11 crianças e comete suicídio;
    • 29.04.2011 – Casamento real, do príncipe William Kate Middleton
    • 02.05.2011 - Morte de Osama Bin Laden;
    • 11.05.2011 Ceará empata com Flamengo em 2 X 2 e é classificado.
    • ====================================================
    • 24.05.2011 – Nota falecimento do Said : http://www.sindprfce.com.br/noticias.php?ident=2086

    ResponderExcluir
  3. "Homenagem da turma do SAID, do curso de Direito - FAECE"

    PAULO-GMAIL27 jan 2012

    Dilaílson

    Espero estar tudo bem, lembrando e reforçando que hoje, 27.01.2012, será a colação de Grau de nossa turma de faculdade.
    Como já é de seu conhecimento, o nome da Turma será SAID ROGERS, portanto sinta-se convidado a estar presente, será as 19:00 no Ginásio da faculdade Faece/Fafor

    Atenciosamente

    Paulo Escher
    Presidente da Comissão

    ResponderExcluir
  4. " Parte do discurso de formatura de uma colega do Said,(Gabi), do Curso de Direito"

    Boa noite!
    Gostaria primeiramente de agradecer aquele que possibilitou nossa existência, guiando-nos em nossas conquistas, e, principalmente, sustentando-nos em nossas derrotas, a Deus, Senhor de nossas vidas.

    .... No ano de 2007 entramos aqui cheios de expectativas de como seria o curso de Direito... Pois é não foi fácil, muitos colegas infelizmente desistiram no meio do percurso, alguns decidiram seguir outras carreiras e outro, talvez um dos mais entusiasmado, foi chamado inesperadamente para a habitação celestial, difícil superar esta perda. O que nos conforta é saber que hoje certamente ele está feliz com a nossa conquista. Said Rogers, nada mais justo do que ser este o nome de nossa turma, de alguém que efetivamente participou de nossa história e acrescentou sentimentos em nossos corações. Uma pessoa de caráter incontestável, leveza na alma e coração.
    Saibamos, portanto a imensa responsabilidade que passaremos a carregar em nossos ombros: Seremos nós que vamos processar, pedir, reclamar, contestar, defender, acusar, julgar.
    Foi isso que escolhemos para nós, e, para chegarmos aqui, nossos pais, namorados, esposas, maridos, filhos de alguns formandos, abriram mão de parte de nossa companhia. Agora estão, com razão, orgulhosos, e nós, honrados...
    É com imensa honra, e mais, com muita responsabilidade que recebemos nosso diploma. Tanto lutamos para nos formar, agora quem vai nos cobrar é o mundo. Temos um dever a cumprir e uma responsabilidade perante a sociedade.
    Toda a sociedade nos chamará de doutores, esperando de nós uma resposta.
    Seremos chamados de doutores por aquele que passa pelo maior problema da sua vida.
    Vamos ser os procuradores de quem foi enganado, quem vai nos olhar e pedir ajuda é a vítima de um crime.
    Vamos socorrer quem quer que esteja sentindo o mundo inteiro o acusando...
    Nessa hora, nós é que seremos chamados, porque temos o direito de operar, com exclusividade, o mecanismo da justiça no Brasil. O bacharel em Direito não é apenas essencial à administração do poder judiciário, ele é imprescindível na construção da cidadania - porque só é cidadão quem pode exercer todos os seus direitos civis, políticos e sociais.
    Não apenas conquistamos um direito, temos o dever de exercê-lo, estamos preparados para isto.
    Mas, jamais nos esqueçamos de buscar inspiração em Deus. Só há justiça onde Deus está presente. Ele nos fez sábios de coração e prudentes no agir.
    Olhando um pouco para trás, quanta coisa mudou em cinco anos de estudo, alguns colegas passaram por terríveis momentos de dores e provações, outros amadurecerem e criaram responsabilidades dignas de um adulto! Contudo, nossos desejos permaneceram. Entramos na faculdade de Direito com o sonho de fazer justiça, saímos, agora, com o poder e o dever de realizá-la.
    Então para que a modéstia? Reconheçamos Nosso valor, somos especiais, merecemos todas as glórias! Orgulhemo-nos de nós mesmos! Somos dignos, tudo conseguimos em virtude de nossos méritos...
    Lutamos!Vencemos!
    Tantas e tantas vezes escorregamos, mas reagimos sempre.
    Reconheçamos então, que pessoas maravilhosas somos...
    Estamos de parabéns por esta conquista hoje, que irradia um novo amanhã!!!
    Plantamos hoje a semente de uma colheita que será abundante...
    Parabéns pela Nossa formatura! E enfim o que cada um de nós queremos e merecemos: Felicidades hoje e sempre!
    E lembremos sempre que onde impera a justiça, reina a paz!

    ResponderExcluir
  5. Não sabemos o dia de amanhã... Lutamos, lutamos sem saber quem colherá os frutos gerados pelo nosso esforço. Faltava tão pouco para Said realizar seu sonho e ocorreu essa fatalidade. A lição que devemos ter em mente é não devemos nos atormentar na vida em nossas lutas.
    Jesus, o filho de Deus disse: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

    Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

    Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

    ResponderExcluir